rede de universidades, rede de oportunidades
 


O Portal Universia e o MIT oferecem acesso gratuito à seleção
de materiais dos cursos do MIT traduzidos para o português.

Buscador
  
 
Cursos
   
  MIT

MIT » Literatura » Shakespeare, Filme e Mídia, Outono 2002

       
  Nível:
Graduação
 
     
  Instrutor(es)
Peter S. Donaldson
 
     
  Revisado
por:

Profa. Cleide Antonia Rapucci
[UNESP]
 
 
Duração:
Duas sessões de duas horas por semana
 
   
21L.435  Shakespeare, Filme e Mídia, Outono 2002



 
Nova pagina 2

Destaques deste curso


"Shakespeare, Filme e Mídia" apresenta uma lista de filmes e leituras destinados a fornecer um guia de referências , selecionadas e comentadas, sobre as publicações mais importantes no campo de Shakespeare. O curso enfoca a análise do "texto fílmico"(seqüências específicas nos filmes), auxiliada por vídeo-teipe, DVD, e pelo "Shakespeare Electronic Archive (http://shea.mit.edu). As ferramentas de software para o comentário dos vídeos foram desenvolvidas pelo Projeto Shakespeare do MIT, sob a MIT-Microsoft iCampus Initiative.

Descrição do curso


Os filmes de Shakespeare começaram em 1899, com Sir Herbert Beerbohm Tree representando a cena da morte em King John para a câmera. Sarah Bernhardt, que havia encenado Hamlet várias vezes em sua longa carreira, filmou a cena do duelo para a Exposição de Paris de 1900. Na era do filme mudo (1895-1929), várias centenas de filmes de Shakespeare foram feitos na Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos. Mesmo sem a palavra falada, Shakespeare foi popular no novo meio. O primeiro meio século de som teve muitos dos filmes mais considerados de Shakespeare, entre eles, Hamlet e Henrique V de Laurence Olivier, Otelo e Chimes at Midnight de Orson Welles, Throne of Blood (Trono de Sangue) de Kurosawa, Macbeth de Polanski e Romeu e Julieta de Zeffirelli. Estamos, atualmente, no meio de um período extremamente rico e variado para Shakespeare no cinema, que come!ou com o lan!amento de Henrique V de Kenneth Branagh em 1989 e inclui filmes como Ricardo III de Richard Loncraine, Tito de Julie Taymor, os filmes sobre Hamlet de Zeffirelli e Almereyda, William Shakespeare`s Romeo + Juliet (Romeu+Julieta de William Shakespeare) de Baz Luhrmann e Shakespeare in Love (Shakespeare Apaixonado). O fenômeno de Shakespeare em filmes levanta muitas questäes sobre estudos literários e de mídia, acerca de adaptação, autoria, a posição dos textos "clássicos" e suas formas variantes, o papel de Shakespeare na cultura popular e juvenil, bem como a transição do manuscrito, livro e palco para o meio moderno do filme e suas formas recentes moduladas digitalmente.
A maior parte de nosso trabalho envolver análise individual e em grupo do "texto fílmico", ou seja, de sequências específicas nos filmes, auxiliada por vídeo-teipe, DVD, o Shakespeare Electronic Archive (http://shea.mit.edu), e algumas das ferramentas de software para comentário de vídeo desenvolvidas pelo Projeto Shakespeare do MIT sob a MIT-Microsoft iCampus Initiative.
Estudaremos os filmes como obra de arte por seus próprios méritos e tentaremos entender os meios - literários, dram ticos, representativos, cinematográficos - pelos quais atraem as platéias e criam significado. Tomando como exemplo o filme de Shakespeare, discutiremos como as histórias atravessam o tempo, a cultura e a mídia e refletiremos sobre os benefícios assim como sobre as limitações de tal migração.
A aula ser conduzida como uma discussão estruturada, pontuada por apresentações feitas pelos alunos e "minipalestras" dadas pelo professor. Os alunos introduzirão discussões, prepararão clipes e exemplos, e o trabalho "escrito" principal ter a forma de apresentações para a classe e comentários em multimídia, bem como ensaios curtos convencionais.
A linha metodológica da aula é a "leitura" detalhada tanto do texto como do filme. Esta é uma aula na qual seus insights formarão uma parte importante do trabalho e serão a base de uma grande parte da discussão em classe. Você precisar ler cuidadosamente, assistir aos filmes e ouvi-los cuidadosamente, e desenvolver modos eficazes de transmitir suas idéias para a classe.





Massachusetts Institute of Technology © 2003 MIT | Notificações Legais | Privacidade
O uso dos materiais dos cursos e do site MIT OpenCourseWare está sujeito
às condições e termos de uso da seção Notificações Legais.
 
Copyright © 2002 Portal Universia S.A. Todos os direitos reservados