rede de universidades, rede de oportunidades
 


O Portal Universia e o MIT oferecem acesso gratuito à seleção
de materiais dos cursos do MIT traduzidos para o português.

Buscador
  
 
Cursos
   
  MIT

MIT » Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias » Astronomia Prática: Observando Estrelas e Planetas, Primavera 2002

       
   
     
   
     
  Revisado
por:

Profa. Dra. Aurea Garcia-Rissmann UFSC
 
 
Duração:
Uma sessão semanal de três horas
 
   
12.409  Astronomia Prática: Observando Estrelas e Planetas, Primavera 2002



 
Destaques Deste Curso:

Esta aula introduz o aluno no uso de telescópios pequenos, seja para pesquisa formal ou como um hobby. Estão incluídas explicações sobre tempo e coordenadas celestes, além de dicas para manter um caderno de observações. Há também notas sobre ótica elementar, fotografia eletrônica e processamento de imagens.

Descrição do Curso:

Conhecimentos e técnicas de observação visual, imageamento eletrônico e espectroscopia da Lua, planetas, satélites, estrelas e objetos de maior brilho do espaço sideral. Sessões semanais de observação ao ar livre usando telescópios de 8 polegadas (20 cm) de diâmetro, quando as condições atmosféricas permitirem. As sessões internas, em sala de aula, introduzem as habilidades necessárias. Introdução à astronomia observacional contemporânea, incluindo cálculos astronômicos, processamento de dados e imagens, e como os astrônomos trabalham. O aluno deve manter um registro escrito completo e cuidadosamente elaborado, que será avaliado (matrículas limitadas, com prioridade aos calouros. Consome uma noite inteira por semana; é necessário 100% de freqüência nas sessões de observação, para fins de aprovação).

Neste seminário, exploramos os conhecimentos e técnicas de observação visual e imageamento da Lua, planetas e objetos de maior brilho do espaço sideral, usando telescópios de 8 polegadas (20 cm) [Alguns exemplos de imagens são exibidas em nosso "álbum de fotos"]. O trabalho com o telescópio começa com a observação visual, para depois avançar para câmeras CCD (dispositivo de transferência de carga). Cada aula com sessão de observação é feita em uma noite por semana. Sempre que as condições climáticas permitirem, faremos observações ao ar livre! Em tempo nublado, tentaremos alguns cálculos astronômicos e processamento de imagens dentro da sala. De qualquer forma, praticamente todo o trabalho do seminário é feito durante as sessões noturnas, então os alunos devem comparecer às sessões todas as semanas para serem aprovados. Nossa experiência anterior mostrou que, se você estiver realmente entusiasmado com a astronomia prática, o suficiente para se agasalhar, carregar equipamentos e comprometer-se uma noite por semana, o curso 12.409 será bem divertido! Um aluno escreveu, "Ao contrário da maioria dos seminários, você conquistará seus créditos e, ao contrário da maioria dos outros cursos do MIT, você esperará por isso!" Mas seremos diretos: o curso 12.409 não é para qualquer um e em anos anteriores, muitos alunos cujos interesses eram meramente casuais descobriram-se indispostos a dedicar uma noite inteira por semana para a aula. Se seu interesse é apenas casual, reflita se uma matéria mais típica de pesquisa astronômica seria uma escolha melhor, uma vez que ela irá oferecer mais tempo para preparação externa, que você pode reorganizar de acordo com seu interesse e menos tempo em aula, que não pode ser modificado.

Veja a versão em espanhol deste curso

Veja a versão em inglês deste curso





Massachusetts Institute of Technology © 2003 MIT | Notificações Legais | Privacidade
O uso dos materiais dos cursos e do site MIT OpenCourseWare está sujeito
às condições e termos de uso da seção Notificações Legais.
 
Copyright © 2002 Portal Universia S.A. Todos os direitos reservados