rede de universidades, rede de oportunidades
 


O Portal Universia e o MIT oferecem acesso gratuito à seleção
de materiais dos cursos do MIT traduzidos para o português.

Buscador
  
Organização
Do escritório do Presidente
Reação do mundo
  MIT
 
 

Perguntas mais Freqüentes



  1. O que é o OpenCourseWare?
  2. Como entro em contato com um membro específico do corpo docente do MIT?
  3. As consultas feitas no MIT OpenCourseWare serão respondidas?
  4. Como posso me inscrever para utilizar os materiais dos cursos do MIT OCW?
  5. Como posso utilizar os materiais dos cursos do MIT OCW?
  6. Em que o OpenCourseWare difere dos outros tipos de educação pela Web, incluindo o aprendizado à distância?
  7. Quais são os pré-requisitos para utilização dos materiais do MIT OCW?
  8. Que políticas de propriedade intelectual regulam os materiais do MIT OCW?
  9. Como o MIT OCW define uso não comercial?
  10. Serão colocadas à disposição versões dos materiais de cursos do MIT OCW em outros idiomas além do inglês?
  11. O MIT OpenCourseWare é um projeto de fonte aberta?
  12. Em que ponto o MIT OCW difere do OKI, uma outra iniciativa do MIT?
  13. Há outras experiências em termos de tecnologia educacional no MIT?
  14. Que tecnologia é utilizada no site do MIT OCW?
  15. O MIT OCW oferece descontos na compra de manuais e aplicações de software utilizados nos materiais dos cursos?
  16. Como posso conseguir uma cópia do pacote de um determinado curso?
  17. Quais são os requisitos técnicos para ter acesso aos materiais dos cursos do MIT OCW?
  18. Como eu localizo os materiais dos cursos para uma determinada área de estudo?
  19. Exige-se dos membros do corpo docente do MIT que participem do MIT OCW?
  20. Com que recursos será financiado o OpenCourseWare?
  21. Por que o MIT está fazendo isso?
  22. Quais são os objetivos de longo prazo do projeto MIT OCW?
  23. O que são metadados e por que são importantes para o MIT OCW?
  24. Como eu mudo o tamanho da fonte no site do OCW?
  25. O site do MIT OpenCourseWare será compatível com os padrões W3C e com as recomendações de acessibilidade?




1. O que é o MIT OpenCourseWare?

A idéia por trás do MIT OpenCourseWare (OCW) é disponibilizar, via Web, os materiais utilizados em quase todos os cursos de graduação e pós-graduação do MIT para qualquer usuário em qualquer lugar do mundo, sem nenhum encargo. O MIT OCW representa um avanço em termos de educação e tecnologia e servirá como modelo para a disseminação do conhecimento universitário na era da Internet. Esse empreendimento continuará a tradição do MIT, e do ensino superior norte-americano, de divulgar abertamente seus materiais educacionais, sua filosofia e seu modo de pensar e certamente ajudará a mudar a maneira como as faculdades e universidades utilizam a Web como veículo educativo.

Início da página


2. Como entro em contato com um membro específico do corpo docente do MIT?

O propósito do OCW é publicar materiais de cursos do MIT na Web, e não proporcionar uma experiência interativa com o corpo docente. Ele fornece o conteúdo dos cursos, mas não os substitui. A base do processo de aprendizado do MIT é a interação entre o corpo docente e os estudantes em sala de aula e entre os estudantes no campus. O MIT OCW não proporciona aos visitantes do site a oportunidade de contatar diretamente o corpo docente. As consultas referentes a materiais de cursos específicos serão encaminhadas ao respectivo membro do corpo docente para consideração. Contudo, devido ao enorme volume de consultas recebidas, é pouco provável que ele responda a todos os e-mails.

Início da página


3. As consultas feitas ao MIT OpenCourseWare serão respondidas?

O MIT OCW incentiva os usuários a fornecer feedback sobre o site e os materiais publicados. Devido ao enorme volume de consultas que recebemos por e-mail, não podemos garantir que todas as mensagens serão respondidas. Os comentários e as críticas construtivas dos usuários ajudarão nossos funcionários a melhorar o site e os materiais de cursos publicados à medida que avançamos nesta fase piloto do projeto.

Início da página


4. Como posso me inscrever para utilizar os materiais dos cursos do MIT OCW?

Como o MIT OCW não é um curso à distância, nem uma iniciativa que confere certificado, não é necessário se inscrever para acessar os materiais dos cursos. O MIT OCW é um site de apoio às interações dinâmicas que ocorrem em sala de aula nos cursos do MIT. O MIT OCW está disponível gratuitamente na Web para qualquer usuário em qualquer lugar do mundo.

Início da página


5. Como posso utilizar os materiais dos cursos do MIT OCW?

O OCW pode ser considerado uma publicação, em grande escala, dos materiais de cursos do MIT na Web. O MIT OCW tem grande respeito pelos direitos de propriedade intelectual do corpo docente, dos estudantes e assistentes que produzem os materiais dos cursos, mas publica esses materiais para uso de outras pessoas por diversas razões. Os educadores são incentivados a utilizar os materiais para desenvolvimento de currículo e os autodidatas são incentivados a consultá-los para seu estudo ou uso complementar. Portanto, os materiais contidos no site podem ser usados, copiados, distribuídos, traduzidos e modificados pelos usuários, mas somente para fins educacionais e não comerciais segundo os termos definidos pela notificação legal do MIT OCW.

Início da página


6. Em que o OpenCourseWare difere dos outros tipos de educação pela Web, incluindo o aprendizado à distância?

O MIT OCW não é um curso à distância. O aprendizado à distância envolve a troca ativa de informações entre professores e alunos, com o propósito de obter alguma forma de credencial. O aprendizado à distância está cada vez mais limitado àqueles que podem pagar pelos materiais ou pelo curso. O MIT OCW não pretende substituir o ensino superior tradicional ou os cursos que conferem créditos. Pelo contrário, sua meta é fornecer material de apoio a tais cursos.
Muitos membros do corpo docente do MIT e de outras universidades já utilizam amplamente a Web para disponibilizar seus materiais de cursos para os alunos. Algumas faculdades e universidades exigem um site para cada classe. Mas, de modo geral, os sites são projetados - e seu acesso só é disponibilizado - para os alunos matriculados nessas instituições. O MIT OCW é um esforço institucional inédito de magnitude muito maior, pois seu objetivo é fornecer materiais de cursos gratuitamente a pessoas do mundo todo. Nunca houve uma tentativa nessa escala antes.

Início da página


7. Quais são os pré-requisitos para utilização dos materiais do MIT OCW?

Como o MIT OCW não é um curso à distância, nem uma iniciativa que confere certificado, não é necessário se inscrever para acessar os materiais dos cursos. Também não há pré-requisitos para utilização dos materiais dos cursos do MIT OCW pelos usuários. Se você quiser conhecer os pré-requisitos que os alunos do MIT devem atender antes de realizar qualquer curso individual, consulte o Catálogo de Cursos do MIT em http://student.mit.edu/@2245788.5679/catalog/.

Início da página


8. Que políticas de propriedade intelectual regulam os materiais do MIT OCW?

O MIT OCW, antes de colocar à disposição do público qualquer material dos cursos, revisou-o cuidadosamente para determinar sua exata autoria e obter as appropriate licenses (licenças apropriadas) para inclui-lo no site. Retiraremos prontamente qualquer material que estiver infringindo os direitos autorais de outrem. Se você achar que qualquer parte dos materiais do MIT OCW infringe os direitos autorais de qualquer pessoa, faça a gentileza de comunicar tal fato ao MIT OCW por e-mail. As políticas de propriedade intelectual criadas pelo MIT OCW são claras e condizentes com outras políticas para materiais acadêmicos utilizados em educação. O corpo docente retém a propriedade da maioria dos materiais preparados para o MIT OCW, acompanhando a política do MIT sobre autoria de manuais. O MIT retém a propriedade somente dos recursos do Instituto que são mais utilizados. Caso o trabalho de um aluno seja colocado no site MIT OCW, os direitos autorais desse trabalho serão atribuídos a ele.

Início da página


9. Como o MIT OCW define uso não comercial?


O uso comercial envolveria a determinação de uma taxa direta ou indireta para utilização dos materiais do MIT OCW, de qualquer texto derivado ou modificado a partir desses materiais ou para qualquer outro tipo de exploração comercial dos materiais do MIT OCW. Todos os usos, reutilizações ou distribuições de material do MIT OCW, inclusive os trabalhos derivados deles, devem ser atribuídos ao MIT OCW e aos autores originais quando identificados nos materiais do OCW que você distribuir.
Se você quiser utilizar os materiais de cursos do MIT OCW, mas não tem certeza se o uso pretendido é qualificado como uso não comercial, entre em contato com Jon Paul Potts, o gerente de comunicações do MIT OCW.

Início da página


10. Serão colocadas à disposição versões dos materiais de cursos do MIT OCW em outros idiomas além do inglês?


Até o momento, não temos intenção de oferecer uma versão do site MIT OCW em outro idioma que não o inglês. Serão bem-vindas traduções e localizações dos materiais de cursos do MIT OCW realizadas por instituições de outros países para seu próprio uso. Contudo, o MIT OCW não terá participação nesses empreendimentos, nem se pronunciará sobre a qualidade da tradução.
Todos os materiais do MIT OCW traduzidos para outros idiomas a partir do original em inglês devem ser acompanhados do seguinte termo de exoneração de responsabilidade: "Estes materiais de cursos do MIT OpenCourseWare foram traduzidos para [SEU IDIOMA] por [SUA INSTITUIÇÃO] e o MIT OpenCourseWare não se pronuncia nem dá garantias de qualquer tipo relativas a eles, explícitas ou implícitas, inclusive, mas não se limitando a elas, garantias de comercialização, de adequação a um determinado propósito, da não-violação de direitos autorais ou da ausência de erros, detectáveis ou não. O MIT OpenCourseWare não se responsabiliza por imprecisões da tradução. Quaisquer incorreções ou erros contidos neste material devido a problemas de tradução serão da responsabilidade exclusiva da [SUA INSTITUIÇÃO] e não do MIT OpenCourseWare".

Início da página


11. O MIT OpenCouseWare é um projeto de fonte aberta?

O MIT OCW está construindo um novo modelo de publicação eletrônica para materiais educacionais para uso com tecnologias da Internet. Embora o conteúdo publicado no MIT OCW já esteja sendo útil aos usuários, durante os próximos cinco a 10 anos esse conteúdo se enriquecerá e a tecnologia e os processos se tornarão cada vez mais robustos. O MIT OCW será construído com base em uma única estrutura de organização de busca, abrangendo todos os cursos que incluírem metadados uniformes sobre os conteúdos dos sites. Durante esta fase piloto do MIT OCW, ainda estamos pesquisando que plataforma de tecnologia final e escalável será usada quando o MIT OCW crescer o suficiente para abranger os materiais de cursos de praticamente todas as áreas do MIT. O MIT OCW está empenhado na utilização de sistemas abertos e compartilhará essa abordagem com quem queira aplicar seus esforços nesse sentido.

Início da página


12. Em que ponto o MIT OCW difere do OKI, outra iniciativa do MIT?

O MIT OCW é a única publicação em larga escala de materiais de cursos do MIT, enquanto o Open Knowledge Initiative (OKI) é um grupo de universidades, lideradas pelo MIT, que trabalha em conjunto para definir uma arquitetura que especificará como os componentes de um ambiente de tecnologia educacional poderão se comunicar entre si e com sistemas de outros campi. O OKI é uma ponte de fonte aberta entre as aplicações educacionais e a infra-estrutura das empresas. O produto do projeto OKI é uma especificação para fornecedores e para outras universidades que publicam material educacional na Internet. O MIT OCW é uma publicação, na Internet, de materiais referentes aos cursos do MIT para os próximos cinco a 10 anos. Leia mais sobre a iniciativa OKI .

Início da página


13. Há outras experiências em termos de tecnologia educacional no MIT?

O MIT está envolvido com inúmeros projetos ambiciosos com o objetivo de aperfeiçoar e transformar potencialmente a experiência educacional mediante o uso de novas tecnologias. Esses projetos são estimulados e apoiados pelo MIT Council on Educational Technology, pelo Project I-Campus, por uma colaboração entre o MIT e o Departamento de Pesquisa da Microsoft e pelo Alex and Brit d'Arbeloff Fund for Excellence in MIT Education. O MIT também está envolvido em vários projetos educacionais cooperativos e à distância no mundo todo. No futuro, as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para servir de suporte a esses esforços também poderão ser utilizadas para aperfeiçoar os materiais do OCW. Alguns desses projetos incluem o StudioMIT, o Singapore-MIT Alliance (SMA), MIT's System Design and Management Program (SDM) e o Cambridge-MIT Institute (CMI).

Início da página


14. Que tecnologia é utilizada no site do MIT OCW?

Até o momento, os sites de cursos individuais e os materiais dos cursos para a fase piloto do MIT OCW caracterizam-se por codificação HTML e os sites de cursos são páginas estáticas da Internet. Inúmeros tipos de arquivos estão incluídos nos sites dos cursos, inclusive arquivos em pdf, Java Applets, Shockwave, Real Player e MATLAB. Durante esta fase inicial de descoberta, o MIT OCW está arquitetando uma estratégia de infra-estrutura de tecnologia, estudando várias plataformas em potencial e avaliando o que servirá para essa iniciativa no longo prazo. A meta é que o MIT OCW seja construído utilizando um sistema de produção de publicações e gerenciamento de conteúdo compatível com o OKI e com recursos plenos.

Início da página


15. O MIT OCW oferece descontos na compra de manuais e aplicações de software utilizados nos materiais dos cursos?

O MIT OCW não vende, não oferece descontos, nem serve de representante para nenhum fornecedor de software, livros ou outros materiais necessários para que os seus usuários compreendam os conteúdos dos cursos oferecidos no site do MIT OCW.

Início da página


16. Como posso conseguir uma cópia do pacote de um determinado curso?

O MIT OCW não é uma iniciativa de educação à distância ou de concessão de certificados e não é exigido nenhum processo de inscrição para que os usuários tenham acesso aos materiais dos cursos. O MIT OCW é uma publicação dos materiais dos cursos e serve de suporte às interações dinâmicas dos cursos do MIT em sala de aula. Os materiais contidos nos pacotes que acompanham a maioria dos cursos do MIT muitas vezes contêm informações patenteadas e materiais submetidos à legislação de direitos autorais que o corpo docente do MIT utiliza somente nas interações em sala de aula com os alunos do MIT. Esses materiais não são colocados à disposição dos usuários do MIT OCW, nem o serão no futuro.

Início da página


17. Quais são os requisitos técnicos para ter acesso aos materiais dos cursos do MIT OCW?

Os sites dos cursos do MIT OCW trabalham com as plataformas Macintosh e Windows. Embora sejam preferíveis as conexões em velocidades mais altas, conexões mais vagarosas, como modems de 28.8 kbps, permitem o acesso dos usuários à maioria dos materiais nesses sites. Contudo, o download de materiais pode ser um pouco mais demorado. O MIT OCW testou os sites dos cursos com os navegadores Netscape versão 4.75 e Internet Explorer versão 5.5 do. Para obter mais informações, visite nossas páginas de technical requirements (requisitos técnicos) e de help (ajuda).

Início da página


18. Como eu localizo os materiais dos cursos para uma determinada área de estudo?

Na barra de navegação do lado esquerdo da home page do MIT OCW, há uma lista dos materiais disponíveis atualmente para determinados temas. Clique no link que diz "Course List" (Lista de cursos) no alto da coluna para visualizar todos os sites de cursos atuais do MIT OCW, agrupados por unidade acadêmica.

Início da página


19. Exige-se dos membros do corpo docente do MIT que participem do MIT OCW?

A participação dos membros do corpo docente do MIT no OCW é voluntária, contudo, julgando pelo número que já utiliza ativamente a Internet como parte de suas atividades docentes, esperamos que em 10 anos, praticamente todos os cursos do MIT estejam à disposição no site do MIT OCW. São colocados à disposição dos membros do corpo docente do MIT os recursos necessários para que contribuam com sua produção acadêmica com o propósito de desenvolver e manter os sites de cursos do MIT OCW. O MIT está empenhado em dar suporte de longo prazo ao ambiente educacional do MIT OCW.

Início da página


20. Com que recursos será financiado o OpenCourseWare?

Os recursos iniciais de US$ 11 milhões para os primeiros 27 meses do MIT OCW foram fornecidos pela Andrew W. Mellon Foundation e pela William and Flora Hewlett Foundation, conjuntamente, como foi anunciado no June 2001 press release (comunicado à imprensa de junho de 2001). O MIT tem um compromisso de longo prazo com o MIT OCW e buscará recursos adicionais para ajudar a cobrir os custos do projeto em andamento.

Início da página


21. Por que o MIT está fazendo isto?

Em 1999, o vice-reitor do MIT, Robert A. Brown, solicitou ao MIT Council on Education Technology (Conselho de tecnologia de educação do MIT) orientação estratégica sobre como o MIT poderia se posicionar no ambiente de e-learning/aprendizado à distância. A idéia resultante - o MIT OpenCourseWare - está de acordo com a missão do MIT (transmitir e aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos em ciência, tecnologia e outras áreas acadêmicas de modo a servir melhor ao país e ao mundo no século 21) e é fiel aos valores do MIT (excelência, inovação e liderança). O MIT OCW propicia um novo modelo para a disseminação do conhecimento e colaboração entre os universitários de todo o mundo e contribui para "o compartilhamento dos bens intelectuais" nas universidades, promovendo a colaboração entre todo o MIT e entre outros universitários.

Início da página


22. Quais são os objetivos de longo prazo do projeto MIT OCW?

O MIT OCW está construindo um novo modelo de publicação eletrônica para materiais educacionais com o uso de tecnologias de Internet. Embora o MIT OCW já esteja sendo útil aos usuários, durante os próximos cinco a 10 anos o conteúdo a ser publicado se enriquecerá e a tecnologia e os processos a serem utilizados se tornarão cada vez mais robustos. O MIT OCW será construído com base em uma única estrutura de organização de busca abrangendo todos os cursos que incluírem metadados uniformes sobre os conteúdos dos sites. Veja o Publishing Plan (Plano de publicações) no MIT OCW para obter mais informações.

Início da página


23. O que são metadados e por que são importantes para o MIT OCW?

Metadados são literalmente "dados sobre dados". Os metadados podem ser facilmente compreendidos como informações que descrevem outras informações. Por exemplo, esta página da Web de perguntas mais freqüentes para o MIT OCW tem um autor, um título, uma data de criação e um único endereço de Internet; essas informações constituem os metadados sobre a página. Tão logo o MIT OCW tenha implantado um conjunto bem completo de metadados, as buscas dos materiais dos conteúdos dos cursos se tornarão mais sofisticadas, eficientes e precisas.

Início da página


24. Como eu mudo o tamanho da fonte no site do OCW?

As fontes e o estilo do site MIT OCW foram selecionados especificamente para atender a certos padrões de design e acessibilidade. A equipe do MIT OCW testou o site e esses padrões em variados navegadores e plataformas. Contudo, alguns usuários ainda podem achar que as configurações de seus navegadores continuam a exibir o texto em tamanho muito pequeno. Pode-se alterar o tamanho da fonte exibida usando o menu de exibição do navegador. No Netscape 7, há uma seleção em "VIEW - Text-Zoom" (EXIBIR - Zoom do texto) (tente 120%). Na versão 4 do Netscape, há uma opção de seleção "VIEW - Increase Font" (EXIBIR - aumentar fonte). No Internet Explorer, pode-se selecionar "VIEW - Text-Size - Larger or Largest" (EXIBIR - tamanho do texto - maior ou o maior). Esperamos que isso o auxilie a visualizar com mais facilidade os materiais dos cursos do MIT OCW.

Início da página


25. O site do MIT OpenCourseWare será compatível com os padrões W3C e com as recomendações de acessibilidade?

O site MIT OCW publicado em 30 de setembro de 2002 foi nosso site piloto, liberado para o público de modo que pudéssemos saber por meio dos usuários o que seria usável, o que funcionava e o que precisaria ser melhorado quando passássemos a publicar 500 cursos em setembro de 2003. Empreendemos muitos esforços com relação ao MIT OCW e à acessibilidade à Web. Em primeiro lugar, mudamos o sistema de gerenciamento de conteúdo do site, que era codificado manualmente em HTML e independente, para um sistema baseado em modelos. Isso resultou em grande número de mudanças:
o Os modelos que projetamos para esse novo sistema de gerenciamento são válidos para HTML 4.01 e, ao mesmo tempo, atendem às recomendações de acessibilidade à Web constantes na Sec. 508 & WCAG AA.
o Nosso guia de estilo foi revisto e incluiu a validação e verificação da acessibilidade do HTML como parte do processo de autorização.
o Forçamos as normas do sistema de gerenciamento para exigir que todas as imagens contivessem atributos do tipo ALT.
o Nossas tabelas de dados agora fazem uso do escopo e atributos de cabeçalhos que facilitarão a navegação utilizando leitores de tela como o JAWS.
Também estamos nos dedicando à acessibilidade dos PDFs - como parte de nosso processo de conversão estamos removendo todo PDF que utiliza fontes Type 3 ou fontes mapeadas em bits. Estamos usando o plug-in "Make Accessible" do Adobe, antes de finalizar o documento.
Estamos trabalhando junto com o MIT Adaptive Technology for Information and Computing Lab (http://web.mit.edu/atic) para nos certificarmos de que, quando publicarmos os 500 cursos em setembro, esses sites de cursos estejam acessíveis ao usuário.

Início da página


   
Massachusetts Institute of Technology © 2003 MIT | Notificações Legais | Privacidade
O uso dos materiais dos cursos e do site MIT OpenCourseWare está sujeito
às condições e termos de uso da seção Notificações Legais.
Con la colaboración de:
Copyright © 2002 Portal Universia S.A. Todos os direitos reservados